dança na escola
A palestra aborda novos desafios que a formação docente pode enfrentar, com isso a palestrante nos aponta caminhos para uma educação transformadora. Também nos mostra o papel importante que o professor tem como mediador no processo de desenvolvimento do aluno.
Segundo ela o professor tem que ser bem formado, porque exerce uma função muito valiosa, ressaltou ainda que quando o aluno deixa de aprender a responsabilidade não é só dele, mas também do educador.
Cabe ao professor estimular o desenvolvimento das capacidades psicológicas do estudante, que precisa desenvolver no aluno a subjetividade, a imaginação, o gosto pela leitura. O professor deve ser professor/ pesquisador que transmite ao aluno o conhecimento da melhor forma , porque ele quem é o mediador. Segundo ela a aprendizagem é a alavanca para o desenvolvimento humano e a escola é um espaço importante porque dá condições para que isso aconteça.
Mais no decorrer dos nossos dias ficamos desestabilizados em frente a tantos problemas que nos afronta que ficamos até sem saber como enfrenta- los. A questão étnico-racial é uma delas, o problema acontece conforme a professora, porque as pessoas acham que conhecem o assunto, mais na verdade é necessário buscar fundamentação teórica para lidar com esse tipo de questionamento.
Para desfazer o racismo na escola,o cotidiano e o planejamento precisam ser bem articulados, e trabalhar com o bom senso não é uma boa alternativa diz a autora.
A pesquisadora relata que é necessário trabalhar com os alunos a perspectiva da aceitação e, sobretudo, da autoestima. “ Posso ensinar as crianças a terem relações de respeito à diversidade, porque as pessoas não nascem racistas, elas vão naturalizando situações de preconceito”. Segundo ela o segredo para desconstruir o que veio sendo tecido ao longo dos anos é a persistência junto com a busca constante de conhecimento.
15/04