Daens um grito de justiça
O filme “Daens, Um Grito de Justiça” do diretor Stijn Coninx, tem como personagem principal: Adolf Daens (Jan Decleir) um padre que ao se mudar para cidade do seu irmão, Aalst, Daens se depara com uma menina que é excluída da sociedade inclusive de seus próprios pais, pois foi abusada sexualmente. Sem ninguém a menina morre de frio no meio da rua. Com isso Daens escreve uma matérias no jornal do seu irmão “O Operário” criticando as condições em que os operários, mulheres e crianças, trabalham e vivem, em uma cena logo no início do filme Daens que havia se acidentado encontra com Nette (Antje de Boeck ) que o leva para sua casa para o ajudar com curativo, chegando lá Daens pode ver a moradia daquelas pessoas, a falta de comida, e a fome que atingia a maioria delas. Daens passa a revolucionar a vida dos operários e de suas famílias que abraçaram os ideias pregados por Daens.
Com todo apoio dos trabalhadores e também dos socialistas Daens se candidata para ser deputado. Tendo de enfrentar os donos da fabrica e o prefeito da cidade Charles Woeste (Gérard Desarthe) que lutam pelo lucro seja como for, dificultam a eleição de Daens.
Como os operários eram maioria em Aalst, Daens vence as eleições e consegue começar a atuar no parlamento. Dois anos depois Daens morre, sem grandes avanços na luta em que ele e operários e grevistas