DAENS- UM GRITO DE JUSTIÇA
O filme Daens se passa no final do século XIX, em Aalst- Bélgica em plena Revolução Industrial, onde muitos camponeses mudaram-se para as cidades em busca de emprego nas fábricas, onde os mesmos não eram donos nem das máquinas e nem dos meios de produção, eles eram dono apenas de sua força de trabalho em que eles vendiam para o capitalista em troca de baixos salários que mal davam para se alimentar. Desenvolveu-se então a oposição de classes: de um lado os donos das máquinas e dos meios de produção a chamada burguesia e do outro lado os operários trabalhadores das indústrias.
Os salários eram tão baixos, que para a sobrevivência todos da família eram obrigados a trabalhar incluindo mulheres e crianças. Só que as mulheres e as crianças ainda tinham seus salários reduzidos com o pretexto de não possuírem força física suficiente, os trabalhadores eram escravizados eles trabalhavam mais de 15 horas por dia, em condições precárias e perigosas, as crianças como mostra em uma cena do filme eram muitas vezes vitimas fatais de acidentes de trabalho, as mulheres eram abusadas tanto moral como sexualmente.
A historia começa a mudar naquela cidade com a chegada do Padre Daens que é designado para assumir a Igreja local, completamente sensibilizado com as precárias condições de miséria da população, ele tenta mudar a consciência que predominava na classe operaria ou seja de total domínio pela burguesia. Com os ideais implantados por ele a sociedade passou a se movimentar , utilizava-se do jornal católico para incitar o povo a lutar por seus direitos contra as injustiças que estavam sendo submetidos ,mas se mantinha em uma condição delicada entre sua Fé e sua conscientização política.
Para defender e representar o interesse dos povos desfavorecido o Padre Daens se candidata a Deputado e instrui a população, em sua maioria analfabetos a usar o poder do voto. Com a ampliação do Sufrágio Universal permitiu que o povo exercesse sua soberania pelo