A Matriz Africana no Mundo
SAMIR OLIVEIRA DA SILVA QUERINO
A Matriz Africana no Mundo
São Paulo
2013
SAMIR OLIVEIRA DA SILVA QUERINO
A Matriz Africana no Mundo
Resenha crítica apresentada como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina África Contemporânea, pelo Curso de História da Universidade Camilo Castelo Branco, ministrada pelo professor Francisco Sandro da Silveira Vieira.
São Paulo
2013
Resenha crítica
NASCIMENTO, Elisa Larkim (org.). A matriz africana no mundo. São Paulo: Selo Negro, 2003. (Coleção Sankofa: Matrizes Africanas da Cultura Brasileira, v. 1. p.p 9 – 108). ELISA LARKIN NASCIMENTO é doutora em psicologia pela USP e mestre em direito e em ciências sociais pela Universidade do Estado de Nova Iorque. Co-fundadora e atual diretora presidente do IPEAFRO – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros, idealizou e organizou o curso “Sankofa: Conscientização da Cultura Afro-Brasileira” na PUC-SP e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Resgatar a história, a identidade e o orgulho dos negros espalhados pelo mundo. Este tem sido o objetivo de vários intelectuais, ativistas e movimentos sociais negros. Aqui no Brasil temos uma coleção literária que destrincha de forma muito interessante a importância deste resgate cultural e procura cumprir com este objetivo. Nesta coleção, no volume 1 das páginas 9 a 108 temos um panorama sobre o significado do que é Sankofa, uma introdução e um maior aprofundamento sobre as civilizações antigas da África. Nestas páginas a autora objetiva introduzir o leitor de maneira fácil na compreensão do mundo africano de modo a desconstruir conceitos errôneos e estereótipos socioculturais. Ela argumenta que essa compreensão é importante, já que somos herdeiros dessa cultura africana, e por conta de um discurso principalmente eurocêntrico, não temos a real dimensão da rica história das