oziel
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA
CURSO DE COOPERATIVISMO
OZIEL SANTOS OLIVEIRA
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ARAGUAÍNA
2013
Ambiente organizacional
Ambiente externo: De acordo com Borgheresi essa análise levanta as forças políticas, econômicas, legais, tecnológicas, socioculturais e até mesmo da natureza que atuam sobre a organização ( positiva ou negativamente). “são fatores eternos a empresa sobre os quais ela não tem nenhum ou muito pouco controle. Eles afetam não só uma companhia e sim todas, e em diversos setores”.
Outra definição de ambiente eterno: Ambiente externo envolve as oportunidades, que são situações externas, atuais ou futuras, que podem influenciar positivamente o desempenho da empresa e as ameaças, que são situações externas, atuais ou futuras, que podem influenciar negativamente o desempenho da empresa.
No ambiente externo nós podemos colocar as oportunidades nos acontecimentos externos à empresa como por exemplo:
- Alta competitividade e poder de barganha no mercado
-Crescimento recorde do mercado no setor do mercado em que se está inserido
No ambiente externo também tem as situações ou acontecimentos que podem prejudicar a empresa como:
- Concorrência
- políticas públicas de controle financeiro
- Liberação de recursos de fácil acesso, através das instituições públicas
Um exemplo de fatores externos que influenciam uma organização foi no caso do terremoto no Japão que fez com que a Toyota tivesse uma queda de 40% em suas vendas, atrapalhando assim toda a economia local. Entre os principais fatores externos que uma organização possa ter os principais podem ser: Sindicatos, acionistas, concorrentes, governo, mídia, clientes, fornecedores, distribuidores e a comunidade.
Toda empresa com visão de crescimento tem que está atenta ao ambiente externo para averiguar as tendências do mercado, inovações tecnológicas e