Ao Professor Com Meu Carinho Oziel
AO PROFESSOR COM MEU CARINHO
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Atividades Complementares como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo tutor Elinaldo Elias Correia.
SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ/RO
2015
Livro: Ao Professor com o Meu Carinho
Neste livro, “Ao professor, com o meu carinho”, Rubem Alves, com seu estilo traz à tona algumas das críticas que vem apresentando, ao longo do tempo, ao sistema educacional, suas críticas são a manifestação de uma ansiedade profunda por não ver uma educação de qualidade em nosso país, a falta de políticas públicas, para que possa se pensar em uma educação com excelência, uma educação mais justa para todos e que, também o professor possa se realizar em sua vocação.
O autor convida o professor, em particular, a uma reflexão do cotidiano em sala de aula. Rubem Alves mostra que “a tarefa primordial do educador é seduzir o aluno para que ele deseje, e desejando, aprenda”. Rubem Alves demonstra a ineficiência do nosso ensino, acredito que toda essa experiência anuncia um conjunto de exemplos a serem seguidos na educação brasileira, em primeiro lugar, que o professor nunca abdique de suas paixões ao ministrar suas aulas. O estímulo a literatura é um excelente artefato para os alunos, em segundo lugar, a necessidade de mostrar o valor de um trabalho com produto final evidente e com valor que ultrapasse a sala de aula. Com esse trabalho, a literatura não vira artigo de competição via concurso, ou melhor, nota, mas instrumento de expressão pessoal.
Segundo Rubens Alves no livro Ao Professor, com Meu Carinho Pag.52.
Toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. É a fome que põe em funcionamento o aparelho pensador. Fome é afeto. O pensamento nasce do afeto, nasce da fome. Não confundir afeto com beijinhos e carinhos.