A INFLUÊNCIA DA MATRIZ AFRICANA NA CULTURA CORPORAL: BRASIL E MUNDO
INTRODUÇÃO
Com o advir do navio negreiro para o Brasil e para diversos países no mundo, o negro africano trouxe consigo sua cultura e sua ginga. Apesar de tantas lutas e perseguições durante o período escravista, hoje em dia a matriz africana é referencia em termos de influencias na cultura corporal por onde passou. O Brasil é um deles, a cultura africana esta enraizada aqui desde muito tempo. Sua influencia interfere em vários seguimentos como nos esportes, percebendo assim que muitos negros têm um bom desempenho em algumas modalidades esportivas é exclusivamente voltada para individualidades biológicas dos afrodescendentes.
Assim percebe-se também que a matriz africana influenciou também na cultura corporal
Brasileira como: o samba, maxixe, maracatu e principalmente a capoeira, e dentre outros.
A seguir abordaremos sobre a Influência da Matriz Africana na Cultura Corporal e nos Esportes: Brasil e mundo, analisando-o conforme proposto do professor.
A INFLUÊNCIA DA MATRIZ AFRICANA NA CULTURA CORPORAL: BRASIL E MUNDO
A participação do negro na cultura corporal e esporte mundial têm suscitado a curiosidade e o interesse de muitas pessoas, estejam elas ligadas diretamente às áreas das atividades físicas, ou não. O desempenho dos atletas negros em algumas modalidades esportivas é quase que exclusivamente voltadas para as “individualidades biológicas” dos afrodescendentes. A supremacia dos africanos e seus descendentes nos esportes é algo que vem ocasionando certa discussão. Cada vez mais os negros estão dominando os gramados, os ringues, as quadras, as pistas de atletismo entre outros esportes das mais diversas modalidades. A genética pode estar diretamente associada a isto, ou também por que os esportes são um "grande instrumento de ascensão social para os pobres, caso dos negros do