Dados em informação em saúde para que servem?
Pude perceber a importância da informação nosso dia -a- dia, pois ela se torna um eixo que nos direciona em relação à aprendizagem e a vivência que a nossa profissão exige, podemos ainda fazer um paralelo entre dados, informação e indicadores. Como exemplo pode citar a seguinte questão: A Dengue no bairro Paul.
A informação seria a existência da doença naquela área, os dados seria a quantidade de casos e o indicador seria o percentual de casos, em relação à população na área com esse estudo fica mais fácil se tomar as medidas possíveis de saúde publica para a solução do problema que seria chamado de ação. Quando falamos em saúde tudo se torna mais difícil pela maneira de como as coisas podem se agravar em relação a determinadas doenças por motivo da diferença entre a quantidade de habitantes de uma cidade em relação a outra.
Citando o exemplo dado a cima seria da seguinte maneira se usarmos uma padronização de forma que o valor numérico possa ser comparado.
Numerador X 10
___________________________
Denominador
Numerador seria representado pelos casos de dengue.
Denominador a população exposta a risco.
10 e dez elevado a 1, 2, 3, 4 etc. isto e usado para que não exista uma diferença muito grande em relação a numerador e denominador .
Obs.: é importante lembrar que o numerador e denominador deve se referir a uma mesma área geográfica e ao mesmo período de tempo.
Podemos ver ainda no texto exemplos de proporções utilizando na área de saúde. Fala também do levantamento de dados (tipos e fonte).
Os tipos são seguintes: contínuos, periódicos e ocasionais, as fontes podem ser secundárias e primárias.
Segundo o dicionário Aurélio sistema é à disposição das partes ou dos elementos de um todo coordenado ente si, e que funcionam como estrutura organizada e outra diz que é um “conjunto ordenado de meios e ações ou de idéias tendente a m resultado plano, método”. Dessa forma um