Febre reumatica
A febre reumática é uma doença inflamatória que se desenvolve após uma infecção pela bactéria estreptococo (como faringite estreptocócica ou escarlatina). A doença pode afetar o coração, as articulações, a pele e o cérebro.
Causas
A febre reumática é comum em todo o mundo e é responsável por muitos casos de lesões nas válvulas cardíacas. Ela não é comum nos Estados Unidos, onde normalmente ocorre em surtos isolados. O último surto aconteceu nos anos 80.
A febre reumática afeta principalmente crianças de 6 a 15 anos e ocorre aproximadamente 20 dias após a faringite estreptocócica ou escarlatina.
Exames
Como essa doença tem diferentes formas, nenhum teste pode diagnosticá-la com segurança. Seu médico realizará um exame cuidadoso, que inclui verificar os sons do coração, a pele e as articulações.
Os exames podem incluir:
Exame de sangue em busca de infecção estreptocócica recorrente (como um exame ASO)
Hemograma completo
Eletrocardiograma
Taxa de sedimentação de eritrócitos (ESR)
Vários critérios mais e menos importantes foram desenvolvidos para ajudar a padronizar o diagnóstico da febre reumática. Cumprir com esses critérios, além de ter provas de uma infecção estreptocócica recente podem ajudar a confirmar se você tem febre reumática.
Os critérios mais importantes para o diagnóstico incluem:
Artrite em várias articulações (poliartrite)
Inflamação cardíaca (cardite)
Nódulos abaixo da pele (nódulos subcutâneos)
Movimentos rápidos e espasmódicos (coreia, coreia de Sydenham)
Erupções na pele (eritema marginado)
Os critérios menos importantes incluem:
Febre
Alta taxa de sedimentação de eritrócitos
Dor nas articulações
Outros resultados de exames laboratoriais
É provável que a febre reumática seja diagnosticada se você responder positivamente a dois critérios importantes, ou a um critério importante e dois critérios menos importantes e tiver sinais de que teve uma infecção anterior.
SOPRO CARDIACO: