Febre reumatica
Definição
A febre reumática é uma complicação inflamatória, sistema de resposta auto-imune, de uma infecção de garganta, causada pela bactéria chamada estreptococo beta-hemolítico do grupo A.
Pode acometer articulações, coração, sistema nervoso central, pele e tecido subcutâneo (gordura abaixo da pele).
A doença cardíaca reumática é uma das causas mais importantes de cardiopatia adquirida na infância, principalmente em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
A febre reumática atinge principalmente as crianças entre 5 e 15 anos de idade, sendo bem mais rara em outras idades.
Ela mata 250 mil pessoas no mundo e no Brasil são 15 mil casos por ano, e é o segundo tratamento mais caro do SUS atrás do HIV
As Causas
Uma infecção da garganta (faringite, amigdalite) não tratada ou tratada incorretamente; e também indivíduos pré-disposto a esta complicação.
Sintomas
Dor nas juntas (artrite migratória);
Sopro cardíaco, quando há comprometimento das válvulas do coração;
Inflamação no músculo do coração (cardite);
Movimentos descoordenados dos membros (coréia) em conseqüência de inflamação no cérebro;
Manchas avermelhadas na pele (eritema marginado);
Nódulos subcutâneos;
Febre baixa (37,5º C);
Prostração;
Inapetência (falta de apetite);
Falta de ar.
Esses sintomas eles aparecem junto com os principais: tais como cardite (comprometimento das válvulas do coração), coréia de syndenham (problema neurológico que compromete os movimentos), poliartrite migratória (dores nas articulações), e eritema marginato (manchas avermelhadas no tórax e membros superiores).
Diagnóstico
Exames de sangue, cultura de material da orofaringe e a pesquisa de anticorpos para identificar a presença do estreptococo são úteis para confirmar o diagnóstico com base na avaliação clínica. Na hipótese de comprometimento das válvulas do coração, eletrocardiograma, eco cardiograma e raios-X do tórax são exames recomendados.