Dados Botanicos Guaco
Herbáceo Perene
As folhas apresentam um tom verde brilhante e são levemente escuras na face superior e mais claras no verso. A floração, de cor branca ou amarelada, surge na forma de pequenos capítulos.
Descrição macroscópica
A folha de GUACO é peciolada, oval-lanceolada, acuminada no ápice e de base arredondada ou subcordada. Mede de 10 a 15 cm de comprimento, por até 5 cm de largura. As margens são inteiras e um tanto sinuosas. O limbo é glabro e luzidio sobre ambas as páginas, sensivelmente lobado; contém de 3 a 5 nervuras básicas, oriundas do ápice do pecíolo, que mede de 3 a 6 cm de comprimento.
Descrição microscópica
A epiderme glabra é formada, na página superior, de células poligonais de paredes levemente curvas e na inferior de células de paredes ondeadas. Os estômatos são do tipo anomocítico e providos de três a quatro células paraestomatais e ocorrem exclusivamente na epiderme inferior. Ambas as epidermes contêm pêlos glandulosos unisseriados, pluricelulares, recurvados, do tipo geral das Compostas, mais freqüentes sobre a página inferior e situados nas depressões epidérmicas. O mesofilo é heterogêneo, assimétrico, formado na parte superior por uma ou duas camadas de células paliçádicas e na inferior por parênquima lacunoso, formado de células arredondadas ou elípticas. 80 A nervura mediana, fortemente biconvexa, apresenta de três a cinco feixes liberolenhosos ovais, dispostos em arco e formados por um cordão lenhoso recoberto inferiormente por floema e, em ambas as extremidades, por bainha fibrosa lignificada. Nas proximidades desses feixes notam-se pequenos canais secretores. Esta folha possui também células isoladas que contêm uma substância resinífe- ra. finamente granulosa.
Sinonímia popular
Guaco liso; Guaco de cheiro; Guaco cheiroso; Cipó caatinga; Huaco.
Parte da planta utilizada
Folha.
Forma Utilizada
Elixir, xarope, tintura, infusão, extrato fluído
Constituintes químicos
Óleo essencial rico em: resinas,