Levantamento Etnobotanico
UTILIZADAS PELA POPULAÇÃO DA VILA CANAÃ REGIÃO
SUDOESTE - GOIÂNIA, GOIÁS
Juliana Oliveira Silva, Paulo Sérgio de Souza
RESUMO
Esta pesquisa de levantamento etnobotânico no bairro Vila Canaã foi verificar como a parte da planta utilizada, a forma, a indicação medicinal e a dosagem são utilizadas pela população e tendo como objetivos específicos, verificar as plantas medicinais de maior utilização, resgatar o saber botânico da população, obter informações sobre o uso, indicações terapêuticas e averiguar uso destas constando a sua descrição na farmacopéia brasileira e outras literaturas cientificas, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas diretas, aplicando um formulário, feito de maneira informal, as casas foram escolhidas aleatoriamente, não ocorreu seletividade na coleta das plantas e as mesmas foram fotografadas. Nesta pesquisa foram colocadas tabelas com os dados das plantas sendo estes dados populares e científicos, gráficos de freqüência das famílias mais representativas e espécies: gráficos de freqüência de indicações terapêuticas mais representativas e espécies. Assim, acredita-se que essa pesquisa foi essencial para o resgate etnobotânico do bairro Vila Canaã e contribuir para o saber acadêmico.
Palavras-chave: etnobotânico, plantas medicinais, pesquisa, Goiânia.
INTRODUÇÃO
Toda sociedade humana acumula um acervo de informações sobre o ambiente que a cerca, que vai lhe possibilitar interagir com ele para prover suas necessidades de sobrevivência. Neste acervo, inscreve-se o conhecimento relativo ao mundo das plantas com o qual estas sociedades estão em contato (AMOROZO, 1996).
A utilização de plantas para o tratamento da saúde teve seu registro em diferentes épocas, e permanece até os dias de hoje fazendo parte da cultura de diferentes comunidades populacionais (MARONDIN, 2001).
As interações entre populações humanas e plantas assim como a investigação de novos recursos vegetais, tem merecido