criticidade
CURSO: SEGURANÇA NO TRABALHO - SUBSEQUENTE NOITE
ALUNOS:
DENILSON SANDRO MENEZES TRINDADE
ANTONIO MARIA DE SOUZA DE JESUS
LIURIELI ABREU CARIPUNA
ANGELICA BENTES SARMENTO
GRACIELLE DE CASTRO TAVARES
SILVIA
DISCIPLINA: LAST (LEGISLAÇÃO APLICADA NA SEGURANÇA DO TRABALHO)
PROFESSOR: MIGUEL LOUREIRO
TRABALHO SOBRE: “TEORIA DA CRITICIDADE”
ANO 2014
BELÉM – PARÁ
INTRODUÇÃO
Este trabalho fala um pouco da Teoria da Criticidade em sua concepção conceitual, porém mais voltada para os Profissionais da Segurança no Trabalho como proposta de encontrar mecanismos conscientes nas tomadas de decisões para a diminuição dos riscos de acidentes nessa área de atuação. Ao longo da leitura verifica-se o conceito de Reflexão Crítica, Criticidade, e outros conceitos empresariais, os quais abordam aspectos da segurança.
TEORIA DA CRITICIDADE
Dentro do aspecto da criticidade falemos um pouco da Reflexão Critica que segundo disponibilização na internet“<http://www.significados.com.br/reflexao-critica/>” consultado em 06/10/14: Reflexão crítica é uma tomada de consciência; examinar ou analisar fundamentos e razões de alguma coisa. Refletir criticamente é a atitude de investigar e para isso é necessário conhecer aquilo que é investigado, sem nenhum tipo de preconceitos e pré-conceitos.
Refletir criticamente também é posicionar-se a partir de um conjunto de informações conquistados com a pesquisa. Alguns termos usados quando se fala em reflexão crítica é não julgar o livro pela capa; não julgar o fato ou objeto sem antes conhecer criteriosamente suas intenções, origem, autores, etc.
Reflexão crítica é uma reflexão abrangente, questionadora e autônoma, é fazer com que um indivíduo vá além do que ele lê ou ouve, buscando diferentes perspectivas para analisar um mesmo fato. É o fato de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos