Da distribuição fisica
Santo André
MBA Logística
Distribuição Física
Dickson Santos
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
1. Considere um contêiner com 3.000 caixas de roupas masculinas, femininas e infantis de Hong-kong para São Paulo.
a) Classifique para a situação de transporte acima os modais de transporte quanto ao tempo médio de transito, custo, variabilidade do tempo de transito e danos e perdas;
b) A carga deve chegar ao porte de Santos e ser despachada para um armazém m São Paulo. 60% da carga devem permanecer na capital paulista e o restante deve seguir para Cuiabá. De Santos a São Paulo a carreta segue com carga completa a um custo de R$ 4,50 por caixa. De São Paulo a Cuiabá a carreta segue com carga incompleta. Devido a esse fato, há uma sobretaxa de 9,0% obre do valor da carga no frete. O custo de cada caixa é de R$ 150,00.
Calcule o valor custo de transporte pago pelo importador para levar a carga de
Santos até Cuiabá.
c) E se o trecho São Paulo – Cuiabá fosse feito pelo modal aéreo a uma tarifa de $22,90 por caixa, já computada as taxas aeroportuárias, qual o custo do transporte? Valeria à pena optar pelo transporte aéreo?
De Hong-Kong a São Paulo são cerca de 50 dias, navegando a 13 nós, isso é uma estimativa de tempo da viagem com o container com as roupas, de Hong-Kong até São Paulo são aproximadamente 18.056 km em linha reta.
Grande parte dos cargueiros, graneleiros e petroleiros brasileiros tem velocidades de cruzeiro entre 12 e 14 nós.
Um nó equivale a uma milha por hora, e uma milha náutica equivale a 1852 metros. Então 13 nós dá 24 km/h.
Parece pouco, mas lembre-se que um cargueiro médio desloca 50 mil toneladas.
Há navios mais rápidos, os full-containeres, sendo que os poucos brasileiros existentes atingem cerca de 21 nós, mas há americanos e europeus andando a 28 nós.
De caminhão é mais rápido, mas muito mais arriscado que de navio.
O valor do frete dependerá do tipo de carga, peso, volume, dimensões fora