Distribuição Física
INTRODUÇÃO
A Administração de Materiais é um ramo dentro das organizações que exige muita atenção e deve ser levado como prioridade dentro das grandes empresas. E, relacionando ela com a Distribuição Física, neste ponto, tem como objetivo coordenar a movimentação de suprimentos com as exigências da operação. Ou seja, promover o material certo, no local da operação certo, no instante correto e em condições utilizáveis. Assim, determinadas atividades executadas por gestores da área podem afetar diretamente os fluxos de produtos e informações. As atividades identificadas no canal de distribuição e suprimento podem ser consideradas fundamentais para a Administração de Materiais, pois afeta a economia e a eficácia do movimento dos materiais e sua distribuição física dentro das organizações.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
1 – OPERAÇÕES DO ALMOXARIFADO
O Almoxarifado está diretamente ligado a movimentação ou transporte interno de cargas, e não se pode separá-lo.
A influência dos equipamentos e sistemas para armazenagem de um processo industrial pode ser observada em todas as suas frentes. Um método adequado para estocar matéria-prima, peças em processamento e produtos acabados permite diminuir os custos de operação, melhorar a qualidade dos produtos e acelerar o ritmo dos trabalhos. Além disso, provoca reduções nos acidentes de trabalho e desgaste dos equipamentos de movimentação e menor número de problemas na administração destas movimentações. Por isso é preciso dar um enfoque especial nestes métodos, que podem trazer grandes benefícios para as organizações nas questões de rapidez, flexibilidade e qualidade na sua cadeia de abastecimento.
1.1 – LOCALIZAÇÃO DOS MATERIAIS
O objetivo de um sistema de localização de matérias deverá estabelecer os meios necessários para a melhor identificação possível dos matérias estocados sob a responsabilidade do almoxarifado. Deverá ser