Distribuição fisica
1. Distribuição Física Prof. Vagner vagner.joao@uol.com.br FATEC – Americana - SP
2. Distribuição Física O que é ? “ Distribuição física é o ramo da Logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da firma.” Ronald H. Ballou.
3. Distribuição Física Fornecedor Fornecedor Sub- contratados Recebimento Administração de Materiais Suprimentos Transportes Armazenagem Almoxarifado de matéria-prima Fabricação Estocagem em processo Montagem Armazém de produtos acabados Planejamento e controle de estoques Movimentação de materiais Planejamento, programação e controle da produção Estocagem em processo Embalagem Planejamento dos recursos de distribuição Expedição Varejo Distribuidor atacadista Armazém central Centro de distribuição Manufatura Consumidor Distribuição física Armazenagem Transportes Processamento de pedidos
4. Distribuição Física Missão: Garantir a disponibilidade dos produtos requeridos pelos clientes à medida em que eles desejem e isto deve ser feito a um custo razoável.
5. Distribuição Física A administração da distribuição física é desenvolvida em três níveis: Estratégico – Como deve ser a configuração global dos sistema de distribuição? Tático – como o sistema de distribuição pode ser utilizado da melhor maneira possível? Operacional – Tarefas diárias que devem ser desempenhadas.;
6. Distribuição Física Fatores que interagem com a Distribuição Física: Mercado atendido; Padrão de demanda do mercado; Produto distribuído; Localização do cliente.
7. Distribuição Física Mercados atendidos: Usuários finais – compreendem tanto os que usam o produto como os que criam novos produtos. Exemplo: consumidores finais, firmas de manufatura. Intermediários – compreendem os que não consomem os produto, mas sim que o oferecem para revenda . Exemplo: distribuidores, varejistas.
8. Distribuição Física Padrão de demanda do mercado Consumidores finais – normalmente