Pedagogia
NOME: FERNANDA ALMEIDA DE SOUZA CGU:99113810 CÓDIGO:101019050
TUTORA:ADRIANA MARIA DE ANDRADE BOLOGNINI DISCIPLINA: CULTURA RELIGIOSA
DISSERTAÇÃO: CONFUCIONISMO, XITOÍSMO,TAOÍSMO E CRISTIANISMO.
CONFUCIONISMO.
A China em 1911,foi uma potência imperial na qual o imperador reinava acima de tudo.Era considerado o representante do país diante do supremo deus do céu.
O que havia por trás de tudo isso era uma ideologia confucionista.O conjunto de pensamentos,regras e rituais sociais foi desenvolvido pelo filosófo K´ung-Fu-Tzu,conhecido no Brasil como Confúncio.
Confúncio nasceu em 551 a.C.,filho de pessoas pobres,demonstrou grande interesse no que se refere à vida.Dedicou cedo aos estudos e se saiu bem,pois com vinte e poucos anos ele se estabeleceu como professor particular,essa era sua vocação.
Deixou várias obras escrita sobre sua filosofia de vida,algumas são:Shih Ching(livro de poesias).Li Chi(livro dos ritos),I Ching(livro das transformações),Shu Ching(livro de histórias) e Ch´um Ch´iu (anais da primavera e do outono)
Confúncio acreditava que se cada um soubesse o seu lugar ,poderia haver um comportamento reciprocidade como um guia de vida .É aqui que vai surgir o dito “não faças ao outro o que não queres que te façam.”
A carreira de Confúncio não foi um sucesso , foi um político fracassado , mas foi sem dúvida um dos maiores professores do mundo.
Sua glorificação veio após sua morte ,em poucas gerações Confúncio era visto em toda China como “mentor e modelo de dez mil gerações .”
O que chama a atenção nas religiões orientais é o respeito que todos cultivam pelos mais velhos .
E a tradição deliberada segue no esquema de Confúncio, que são cinco termos chaves :
- Jen: designa o relacionamento ideal que deve existir entre as pessoas ;
- Chun Tzu: refere-se ao termo ideal nesses relacionamentos ;
- Li : tem dois significados , o primeiro é propriedade e o outro é o ritual ;
- Te: significa “ poder”;
- Wen:refere-se