Transporte e distribuição fisica
A colocação dos produtos acabados nos clientes e as entregas de matérias primas na fábrica são de responsabilidade do setor de Transportes e Distribuição. Assim como o arranjo do sistema de distribuição, gerentes de distribuição física precisam decidir qual o melhor modo de transporte para distribuir seus produtos a seus clientes. Por modo de transporte designamos a tecnologia por meio do quais os bens são movimentados. Os modais de transportes disponíveis para o gerente de distribuição física são:
o Rodovia; o Ferrovia; o Hidrovia; o Via aérea; o Dutovia.
Cada um desses modos tem diferentes características que afetam sua adequação ao transporte de produtos específicos. O transporte aéreo, por exemplo, é bastante caro e limitado em termos de espaço disponível. Assim, é tipicamente usado para produtos de baixo volume e de alto valor, os quais requerem distribuição rápida. Por outro lado, matérias primas a granel, como carvão ou minério de ferro, podem ser transportadas por formas mais baratas e não tão rápidas como ferrovias ou hidrovias. Nem todos os modos de transportes serão adequados para todos os produtos. Gases e líquidos, por exemplo, podem ser adequadamente transportados por meio de dutos. O modo de transporte escolhido afetará também, outras decisões tomadas pela empresa. Por exemplo, algumas empresas podem escolher localizar suas unidades produtivas junto a portos, aeroportos, estações ferroviárias ou rodovias, dependendo do modo de transporte escolhido.
Tipos de Modais
Aquaviário
FARIA (2001) afirma que as primeiras relações do homem primitivo com meio líquido tiveram por objetivo a atividade de pesca, ainda no período Paleolítico. Nesta fase, parece pouco provável o surgimento de embarcações propriamente ditas. Entretanto, de forma muito rudimentares, troncos de madeira passaram a ser utilizados para o auxílio ao nado, flutuando, porém, ao interior da correnteza em águas pouco