Células e Vírus
1)- Descreva a definição mais atual dos seres vivos, enfatizando os seus aspectos comuns.
Os seres vivos possuem informação genética, capacidade de replicação, são capazes de extrair energia do ambiente, regulam o ambiente interno, fazem conversão de moléculas do ambiente, possuem metabolismo próprio, estímulos, crescimento, mutação, reprodução, organização celular e composição química especifica.
2)- De acordo com a definição da questão anterior, você classificaria os vírus como seres vivos? Justifique sua resposta. Os vírus possuem apenas 3 características comuns dos seres vivos: são constituídos de ácidos nucleicos e proteínas, têm capacidade de auto replicação, podem sofrer mutações.
Eles não constam em nenhuma classificação de ser vivo, mas pode ser considerado um ser vivo mais simples. Se você colocar que é ser vivo, justifique dizendo que um vírus possui algumas características de ser vivo.
Se você falar que não é explique que mesmo tendo características de ser vivo, não são todas, Pois ele é um parasita intracelular obrigatório, não possui metabolismo próprio e não tem células.
3)- Cite 3 diferenças entre células procariotas e eucariotas. Porque as células eucariotas são maiores?
Células Procariotas: o DNA não está envolto por uma membrana, não há núcleo definido pela carioteca (membrana nuclear) e podemos encontrar ribossomos dispersos no citoplasma, organelas estas responsáveis pela síntese proteica.
Células Eucariotas: possuem um núcleo individualizado, envolvido pela carioteca, seu citoplasma é interconectado por uma rede de tubos e canais membranosos e é onde, além de ribossomos, também são encontradas mitocôndrias, retículo endoplasmático granuloso e não granuloso, complexo golgiense, lisossomos, peroxissomos, centríolos, dentre outras organelas.
As células Eucariotas são maiores devido ao fato de serem “completas”, ou seja, essas células possuem todas as organelas, e a membrana celular que faz com que o material