Celulas Bacteria Virus
A Carioteca é o envoltório nuclear, membrana dupla que circunda o nucleoplasma e o material genético.
Núcleo celular interfásico
O que é
O envoltório nuclear, também conhecido como carioteca, cariomembrana ou membrana nuclear (este termo não é muito apropriado, pois é formado na verdade por duas membranas), é uma estrutura que envolve o núcleo das células eucarióticas, responsável por separar o conteúdo do núcleo celular (em particular o DNA) do citosol.
É formada por dois folhetos ou membranas (constituídos por uma bicamada lipídica), um interno e um externo, com um espaço entre eles de 20 a 100 nm de espessura. O folheto externo é contínuo com o retículo endoplasmático rugoso.
Envoltório nuclear, formado por duas membranas interrompidas por poros, que permitem a passagem de macromoléculas como por ex. o RNA e proteínas.
A carioteca (do grego karyon, núcleo e theke, invólucro, caixa) é um envoltório formado por duas membranas lipoprotéicas cuja organização molecular é semelhante as demais membranas celulares. Entre essas duas membranas existe um estreito espaço, chamado cavidade perinuclear.
A face externa da carioteca, em algumas partes, se comunica com o retículo endoplasmático e, muitas vezes, apresenta ribossomos aderidos à sua superfície.
Neste caso, o espaço entre as duas membranas nucleares é uma continuação do espaço interno do retículo endoplasmático.
A carioteca é muito importante porque ela consegue manter as diferentes composições do hialoplasma e do nucleoplasma. Por exemplo, a concentração de RNA-r (que produz os ribossomos) no nucléolo é mantida; da mesma forma, a concentração de inclusões e sais minerais fica no citoplasma. A carioteca oferece ainda uma maior proteção ao material genético, no caso de invasores.
Carioteca: membrana lipoprotéica e porosa que envolve o núcleo
O NÚCLEO CELULAR
No núcleo estão os cromossomos, onde estão "armazenadas" as informações genéticas de cada espécie.
Os seguintes componentes constituem o núcleo