17816821937
1335 palavras
6 páginas
SUMÁRIOINTRODUÇÃO 03
1. VÍRUS 04
2. BACTÉRIAS 06
3. FUNGOS 08
4. PROTOZOÁRIOS 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
Nosso mundo é repleto de vida seja ela microscópica a gigantescas criaturas. Cada uma delas faz parte, segundo a taxonomia e classificações, de reinos que atualmente se dividem em Reino Animália ou Animal; Reino Plantae; Reino Fungi; Reino Protista; Reino Monera e seres que não pertencem a nenhum desses reinos: os vírus.
Cada um desses reinos possui grande variedade de espécies com os quais, de alguma forma, interagimos desde os vegetais que cultivamos e consumimos às bactérias e vírus, que geralmente nos acompanham e nem notamos, onde nos trazem principalmente malefícios, no caso dos vírus.
Este trabalho tem como objetivo apontar características dos fungos, bactérias, protozoários e vírus, desde estrutura e malefícios.
1 VÍRUS
Os vírus são formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que dependendo do tipo do vírus, pode ser o DNA e RNA ou os dois juntos. Eles são patógenos importantes de praticamente todas as formas de vida, incluindo seres humanos e outros animais, plantas, fungos e bactérias. São seres acelulares e precisam de células que os hospedem. Por isso, todos os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.
O vírus invade uma célula e assume o comando, fazendo com que ela trabalhe quase que exclusivamente para produzir novos vírus. A infecção viral geralmente causa profundas alterações no metabolismo celular, podendo levar à morte das células afetadas. Fora da célula hospedeira, os vírus não manifestam nenhuma atividade vital e se houver alguma célula compatível à sua disposição, um único vírus é capaz de originar, em cerca de 20 minutos, centenas de novos vírus.
Capsídio é o envoltório do vírus, formado por proteínas. Além de proteger o ácido nucleico, o