trabalho biologia v rus completo
Que são vírus? Os vírus são agentes infecciosos que são muito pequenos para serem vistos ao microscópio óptico e que não são células. Eles não apresentam núcleo, organelas ou citoplasma. Quando invadem células hospedeiras susceptíveis, eles apresentam algumas características dos organismos vivos e então parecem estar na fronteira entre o vivo e o não-vivo. Os vírus pode se replicar, ou multiplicar, somente dentro de uma célula hospedeira viva. Por isso, são chamados parasitas intracelulares obrigatórios.
Os vírus diferem das células em importantes aspectos. As células procarióticas e eucarióticas contêm tanto DNA quanto RNA, mas as partículas virais contêm somente um tipo de ácido nucléico DNA ou RNA, nunca os dois ao mesmo tempo. As células crescem e se dividem; os vírus, não. A replicação dos vírus necessita que uma partícula viral infecte uma célula e programe a maquinaria da célula hospedeira para sintetizar os componentes necessários para a formação de novas partículas virais. A célula infectada pode produzir de centenas a milhares de novos vírus e, depois, normalmente morre. O dano tecidual como resultado da morte celular contribui para os efeitos destrutivos observados em muitas doenças virais.
Os componentes dos vírus são um cerne de ácido nucléico e um revestimento protéico chamado capsídeo. Além disso, alguns vírus apresentam uma membrana formada por uma bicamada lipídica chamada envelope. Uma partícula viral completa, incluindo seu envelope, se houver um, é chamada de vírion.
Os vírus apresentam uma grande variedade de forma e de tamanho. O diâmetro dos principais vírus oscila de 12-300 nm. O vírus da varíola é o maior vírus humano que se conhece (300x250x100 nm), enquanto que o da poliomielite é o menor vírus humano (20 nm de diâmetro). O vírus da febre aftosa, responsável por doença em gado, possui 15 nm, sendo portanto, menor que o poliovírus. Num só grupo, as medidas citadas por diferentes autores, podem variar