Trabalho
2° Ano A.
Joel Anderson e Mauro Yoshiga
2 Ano A.
Introdução
Os vírus (do latim: veneno) são seres tão pequenos – algumas dezenas de vezes menores que as minúsculas bactérias – que não são visíveis ao microscópio comum, mas apenas ao microscópio eletrônico. São seres muito especiais, pois não são formados por células. Só conseguem se reproduzir dentre de células de um organismo vivo, seja ele animal ou vegetal. Ao se reproduzirem, utilizam-se de várias substâncias que encontram no interior da célula hospedeira. Existem ainda vírus que parasitam bactérias, chamados de bacteriófagos ou simplesmente fagos. São os mais antigos e melhor conhecidos tipos de vírus. Os vírus são todos parasitas. Em muitos casos, portanto, os vírus modificam o metabolismo da célula que parasitam, podendo provocar sua degeneração e morte. Como eles alteram a vida comum das células eles, em geral, causam doenças. Atualmente, está provado que muitos tipos de vírus alteram tanto a estrutura celular causando assim várias formas de câncer.
Um vírus é um agente biológico microscópico que se reproduz dentro de células dehospedeiros viventes. Quando infectada por um vírus, uma célula hospedeira é obrigada a fabricar milhares de cópias idênticas ao vírus original em um grau extraordinário. Ao contrário da maioria dos seres vivos, vírus não têm células que se dividem; novos vírus são montados na célula hospedeira infectada. Mais de 2 000 espécies de vírus já foram descobertas.
Um vírus se compõe de duas ou três partes: Genes, feitos de ou DNA ou RNA, longasmoléculas que carregam a informação genética; uma película de proteína que protege os genes; e alguns vírus têm um envelope de gordura que os rodeia e protege quando não estão contidos dentro de uma célula hospedeira. Vírus variam em forma, dos simpleshelicoidais e icosaédricos a mais complexas estruturas. Vírus são cerca de 100 vezes menores que bactérias, levaria de 30 000 a 750 000 deles, lado a lado, para medirem para um