poema
Os gregos destacam-se bastante no mundo das artes. A arquitetura, as pinturas e as esculturas impressionam até os dias de hoje pela beleza e perfeição. Os antigos gregos tentavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras da arquitetura como os tempos, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
Arquitetura grega: Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. O templo era utilizado como ponto de observação militar e funções religiosas. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetónico dórico.
Parténon de Atenas
A arquitetura grega pode ser dividida em três estilos:
Ordem Coríntia – pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracteriza-se pelo excesso de detalhes e muito parecido com os da jônica, como por exemplo o fuste estriado, a coluna assentada numa base e a arquitrave dividida em três partes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
Ordem Dórica – estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza, baixos e maciços. As grossas colunas que lhes davam sustentação não dispunham de base, e o fuste tinha uma forma acanelada. O capitel, em geral muito simples, terminava numa moldura convexa chamada equino. As colunas davam suporte a um entablamento (sistema de cornijas) formado por uma arquitrave (parte inferior) e um friso de tríglifos (decoração acanelada) entremeado de métopas.
Ordem Jônica – este estilo transmitia leveza, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era também o uso de base circular. A construção jônica de grandes dimensões apoiava-se numa fileira dupla de colunas, e apresentavam igualmente um fuste acanelado e uma base sólida. O capitel culminava em duas colunas graciosas, e os frisos eram decorados