Célia
Nomes: Célia, Natielle.
Turma: 1ºA
Professora:Naiane
SAMAE - Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto foi criado em Araranguá no ano de 1969.
O órgão tem como função básica fornecer água para a população araranguaense e conservar o meio ambiente oferecendo um bom serviço de água.
Os responsáveis são Leonardo e Susana, e contam com a ajuda de Diogo, que é o principal responsável pelo tratamento de água.
A estimativa de água tratada por dia são de 50 L por segundo, por 8 horas por dia. Um volume suficiente para satisfazer a demanda da população.
As etapas do tratamento consistem em 9 etapas:
1- Captação: a água bruta é captada em lagoas e é levada através de adutoras, até a estação de tratamento de água (ETA).
2- Coagulação: ao entrar na estação de tratamento, a água bruta recebe um agente coagulante (sulfato de alumínio), fazendo com que as partículas de sujeira se agrupem, formando pequenos coágulos.
3- Floculação: a água segue para os tanques de floculação, onde será agitada e coagulará a sujeira.
4- Decantação: a água segue para os outros tanques chamados decantadores, onde os flocos depositam-se no fundo e a água é recolhida na superfície.
5- Filtração: depois da decantação a água segue para os filtros. Os filtros são compostos por camadas de carvão mineral, areia e cascalhos para a retirada de impurezas.
6- Desinfetação: a água, que se encontra limpa, é adicionada ao cloro para desinfectar e eliminar os microorganismos nocivos á saúde.
7- Fluoretação e adição de cal: o flúor é adicionado na água para atuar na prevenção de cáries e a cal para correção de pH.
8- Distribuição: através da rede de distribuição, a água potável é levada até as residências, indústrias, comércios, etc.
9- A água é armazenada em reservatórios.
Os parâmetros que determinam a potabilidade da água são: o cloro, cor, turbidez, pH e flúor.
A quantidade de água doce produzida pelo seu ciclo natural é hoje basicamente a mesma