Trabalho Celia 7
Adriano
André Luiz
Carlindo Luiz
Edson TeofiloMarcia de Sousa
Professora: Célia
São Paulo
2015
Logística reversa de pilhas e baterias
As pilhas e baterias tem em suascomposições , elementos químicos considerados perigosos como mercúrio , cadmio , níquel , zinco ,mangnês e chumbo. Esses materiais descartados de formasincorretas por exemplo em lixões podem causar sérios danos ao meio ambiente.Ocorrem vazamentos e contaminações do solo e lençol freático. Nem todos os tipos de pilhas e baterias apresentam o mesmo risco ambiental, mas lançá-las ao lixo comum é um erro recorrente e grave
No Brasil são produzido 800 milhões por ano e sem contarmos comas pilhas e baterias piratas, esse numero pode aumentar cerca de 400 milhões. Cada uma tem o poder de contaminar o solo por cerca de 50 anos.
Com a criação da politica nacionalderesíduos sólidos que entrou em vigorem 2008 (resolução Conama 401)todos os fabricantes tem a responsabilidade na logística reversa das pilhas e baterias.
Desta forma, a GM&C, empresa de logística contratada pelos fabricantes e importadoreslegais, cumprem estritamente todas as exigências para o transporte dos produtos. O custo do transporte das pilhas recebidas nos postos de coleta são de responsabilidade das empresas fabricantes e importadoras. As pilhas e baterias de uso doméstico coletadas nos postos de recolhimento estão sendo encaminhas à empresa Suzaquim Indústria Química, localizada na região metropolitana da Grande São Paulo, e os custos desta destinação final também são arcados pelos fabricantes e importadores.
Hoje, através de parcerias com empresas do setor varejista, o programa já conta com mais de mil postos de coleta espalhados por todas as capitais e grandes cidades do país, e tem o objetivo de aumentar a capilaridade para atender cada vez melhor as demandas. A operação contempla todas as pilhas e baterias de uso doméstico comercializadas no