Artigo trabalho de campo – Visita a Serra do Curral Análises geológicas e Econômicas da região sul de Belo Horizonte.
Amanda Carla*
(amanda.c.p20@hotmail.com)
Célia Regina Souza*
(celiaespindola72@gmail.com)
Fábio Bernardes*
(fabiotadeubernardes@yahoo.com.br)
Regina Célia Diniz*
( regina.celiadiniz@hotmail.com)
Renata Cristina Alves*
(renatacristinafaria@hotmail.com)
Everton Sena**
Lúcia Arcebispo**
Maria das Graças Martins**
* Graduandos do curso de Licenciatura em Geografia – Faculdade Pedro II – Belo Horizonte.
** Professores: Everton Sena – Geografia Quantitativa, Lúcia Arcebispo – Geografia econômica, Maria das Graças Martins – Geologia.
Resumo
Este trabalho realizou uma análise de elementos da Serra do Curral, sendo uma das serras que emolduram a cidade de Belo Horizonte, servindo como referência geográfica, neste contexto, este estudo analisa a relação entre as características geológicas, topográficas, as atividades minerarias e o processo da expansão urbana que provocam a fragmentação de ecossistemas que implicam na ameaça da biodiversidade. O parque Serra do Curral além de ser uma unidade de preservação, ainda convive com a dicotomia socioeconômica dos bairros adjacentes, de um lado mansões que revelam o alto poder aquisitivo, do outro lado o aglomerado da serra Capivari, representando a classe baixa. A mineração é a problemática dessa atividade econômica da região, tão explorada e percebida na paisagem.
Palavras-chave: Serra do Curral, formações geológicas, atividades minerarias, expansão urbana.
Introdução
O presente artigo refere-se ao estudo do trabalho de campo realizado no dia 24 de maio de 2014 região sul de Belo Horizonte, roteiro Praça do Papa, Parque das Mangabeiras e Serra do curral até o ponto mirante três. Nesse trabalho abordaremos temas para o geografo futuramente docente e a importância de realizar trabalhos práticos, aperfeiçoando os conteúdos nos quais aprendemos na teoria. Pode se verificar que o homem é o