praticas emergentes na psicologia
Apesar do curso de psicologia ser nova como ciência, sua área de atuação vem se expandindo junto com a sociedade, muitas áreas vêm sendo investigas com a participação dos psicólogos. Uma das mais novas áreas de atuação do psicólogo se trata da área do atendimento emergente, essa disciplina surgiu sobre forte influencia da psicologia clinica, psicologia escolar, psicologia jurídica entre outras.
A disciplina de psicologia emergente foi inserida nas grades curriculares, na maioria das universidades brasileiras, porem seu estudo é pouco difundido, as horas aulas normalmente são inferiores as outras aulas, pouco se falam a respeito particularmente dessa área, outra dificuldade presente é a falta de professores com experiência nessa área de atuação. Tal mudança curricular sô foi aprovada por questionamento dos próprios docentes a respeito dessa disciplina, a formação de psicólogo generalista precisava englobar temas referentes a essa área de trabalho.
A maior parte do conhecimento e especialização é por parte de cursos de pós-graduação, outra dificuldade dessa área, são os poucos lugares regulamentados que aceitam estagiários nessa área emergente.
Normalmente o profissional dessa área trabalha com equipe multidisciplinar, sua profissão é embasada em politicas publicas, o psicólogo que opta por essa área, trabalha como um pesquisar ou investigador da realidade social, agente facilitador da saúde publica, observando a qualidade de vida das pessoas envolvidas na problematização.
Outras funções observadas nessa área são: acompanhamento de usuários, avaliação, implementação de programas de saúde, ensino, projetos preventivos, supervisão de grupos, visitas domiciliares, orientação para grupos portadores de doenças crônicas.
No Brasil, nessa ultima década foi observado um grande numero de estágios nas UBS’s por parte de estudantes de psicologia, dentro desses estágios foram registrados atendimentos envolvendo a pratica