EMERGENTES Forma o psicologo
Ao lado das áreas "tradicionais", começam a configurar-se "áreas emergentes" no mercado de trabalho. Entretanto, a graduação objetiva a formação de generalista. O artigo analisa o problema e apresenta propostas para sua discussão.
Maria Teresa de Melo Carvalho
Jáder dos Reis Sampaio
(Universidade Federal de Minas Gerais)
Áreas emergentes na atuação do psicólogo
Psicologia vem consolidando-se e ampliando-se em nossa sociedade com o passar das décadas. Ao lado das áreas
É conhecido por toda a categoria dos de atuação do psicólogo que podemos psicólogos que a lei 4119 de agosto chamar de "tradicionais", quais sejam, de 1962 dispõe sobre os cursos de a clínica, a escolar, a do trabalho e a formação em psicologia e regulamen- social, começam a configurar-se "áreta a profissão. Ela determina funções as emergentes" no mercado de trabaprivativas do psicólogo e, entre outras, lho. a tríade de títulos que o profissional Ora, a emergência de uma nova área graduado pode obter: o bacharelado, de atuação do psicólogo (e, vale dizer, a licenciatura e o título de psicólogo. de qualquer outro profissional) depenO espírito da lei volta-se à formação de em grande parte do trabalho de pigeneralista, à medida que habilita o oneiros. Ou seja, é na medida em que profissional psicólogo a atuar em qual- psicólogos, solicitados a desenvolver quer área da Psicologia. determinada atividade, mostram comVinte e três anos após a regulamenta- petência nesta atividade, e mesmo a ção, o Conselho Federal de Psicologia sua viabilidade, é que se abrem possielaborou um documento para integrar bilidades a novos colegas. Estas possio Catálogo Brasileiro de Ocupações do bilidades ampliam-se no movimento de
Ministério do Trabalho, onde se iden- vaivém entre oferta e demanda, típico tificam as seguintes áreas de atuação: do mercado de trabalho.
Psicólogo Clínico (onde já se vêem No crescendo dessa demanda é que descrições de atividades típicas do surgem, em