crônicas argumentativas
Uma gravidez ectópica tipicamente ocorre em uma das trompas de falópio, um tubo que conduz os óvulos dos ovários para o útero. Esse tipo de gravidez ectópica é conhecida como gravidez tubária. Em alguns casos, no entanto, uma gravidez ectópica ocorre na cavidade abdominal, do ovário ou no colo do útero.
Uma gravidez ectópica não pode prosseguir normalmente. O ovo fertilizado não sobrevive, e o feto em crescimento pode destruir várias estruturas maternas. Se não for tratada, há o risco de hemorragias, que podem ser fatais. O tratamento precoce de uma gravidez ectópica pode ajudar a preservar a fertilidade.
Causas
Danos nas trompas de Falópio é uma causa comum de gravidez ectópica. Um óvulo fertilizado pode ficar estacionado em uma área danificada de uma tuba e começar a crescer lá. As causas mais comuns de danos das trompas de Falópio que pode levar a uma gravidez ectópica incluem:
Tabagismo
Doença inflamatória pélvica, que pode surgir a partir de infecção por clamídia ou gonorreia
Inflamações e cicatrizes das trompas de falópio, decorrentes de uma condição médica ou cirurgia anterior
Gravidez ectópica anterior em uma trompa de Falópio
As causas de uma gravidez ectópica não são claras em todos os casos. No entanto, as condições seguintes podem ter ligação com uma gravidez anormal:
Fatores hormonais
Anormalidades genéticas
Defeitos congênitos
Condições médicas que afetam a forma e condição das trompas de falópio e órgãos reprodutivos.
Fatores de risco
Todas as mulheres sexualmente ativas estão em algum risco de uma gravidez ectópica. No entanto, o risco pode aumentar se acompanhado de alguns fatores de risco. Veja:
Gravidez ectópica anterior
Inflamação ou infecção das trompas de Falópio
Problemas de fertilidade
Trompas de Falópio com