Cédula de produto rural
Introdução
A CPR é um título que pode ser emitido por produtores rurais, suas cooperativas de produção e associações, com a finalidade de obtenção de recursos para desenvolver sua produção ou empreendimento. Pode ser emitida em qualquer fase do empreendimento pecuário ou agrícola (préplantio, desenvolvimento, pré-colheita ou mesmo produto colhido).
O BB disponibiliza a seus clientes :
CPR Física: o produtor ou cooperativa vende, antecipadamente, parte de sua produção ao mercado (concessão de aval). O resgate da CPR é feito pela entrega, ao comprador, da produção negociada; CPR Financeira: o Banco antecipa os recursos ao produtor ou cooperativa, que se compromete a resgatar financeiramente a CPR (aquisição). Só os produtores rurais e suas associações têm legitimidade para emitir a Cédula de Produto Rural, tendo como propósito maior viabilizar a produção rural, projetando um lucro no produto que constitui o objeto da CPR.
Beneficiários, em negócios com o Banco
Emitentes: produtores rurais (pessoas físicas e jurídicas) e suas cooperativas de produção; Compradores: CPR física: empresas beneficiadoras, exportadoras, fundos de investimento e demais pessoas físicas e jurídicas; CPR financeira: o Banco.
Valor Financiável
Valor da produção agropecuária, com base nos preços médios de mercado, observado o teto definido para o produtor e os prazos de negociação.
CPR se aplica basicamente nas seguintes situações.
• No Financiamento, •Promessa de entregar o produto no vencimento, •Na exportação
Limite de Financiamento
No financiamento, o emitente promete, no vencimento, pagar a dívida no valor nela previsto ou em valor correspondente ao do produto, observado os parâmetros ajustados no título .
Prazo
A partir de 20 dias e até uma safra normal do produto ou 360 dias, no caso de animais, leite e derivados. Promessa de entregar fisicamente, no vencimento, o produto rural estipulado na cédula, que será o objeto do