Câncer
Disciplina: Fundamentos Científicos e Tecnológicos
Professor: Robson Pinto
Série: 2° ano
CÂNCER
Alunas:
Elisa Zanrosso
Gabriela Pasinato
Jennifer Cristina Bocasanta
Natália Teixeira
Chapecó, 20 de março de 2012.
O câncer
O Câncer é uma doença cuja característica principal é o desenvolvimento anormal das células que invadem tecidos normais e os destroem, em qualquer parte do corpo. Os tumores benignos são aqueles que não invadem os tecidos normais, como fibromas, lipomas e verrugas. Os tumores malignos são os que invadem os tecidos e destroem as células sadias. O câncer pode se limitar a uma determinada região ou migrarem, através da corrente sanguínea, para outros tecidos. Este último processo é conhecido como metástase e geralmente é o mais perigoso. A causa do câncer não está seguramente estabelecida. A maioria dos tipos de câncer tem suas causas ainda desconhecidas, mas 90% dos casos de câncer estão relacionados a fatores ambientais, como cigarro (câncer de pulmão), excesso de sol (câncer de pele), alguns tipos de vírus (leucemia), hábitos alimentares (câncer de mama, câncer de próstata, câncer de esôfago, câncer de estômago, câncer no intestino grosso), alcoolismo (câncer de esôfago, câncer da cavidade bucal), hábitos sexuais (câncer de colo uterino), medicamentos (câncer de bexiga, leucemias, câncer de endométrio), cânceres provocados por exposições ocupacionais, etc.
Pessoas que têm histórico de câncer na família podem ou não desenvolver a doença, mas há alguns tipos de câncer, como o de mama, estômago e intestino, que podem ter influência genética.
A mortalidade de um câncer irá depender de alguns fatores, como: tipo de câncer, rapidez com que suas células se multiplicam, capacidade que o organismo da pessoa tem de combater a doença e a existência de um tratamento eficaz. O câncer de próstata já foi considerado letal, mas, hoje em dia, em razão do progresso com os tratamentos,