Física experimental
Experiência 1 - Tempo médio de reação
Grupo:
Professor: Raphael
Curso: Engenharia UFRJ (campus Macaé)
Macaé, 18 de abril de 2013
Experiência 1 – Tempo médio de reação.
Data de realização do experimento: 12/04/2013
Resumo:
O experimento realizado no dia 12 de abril de 2013 se baseou na teoria da queda livre, na qual esta se destaca por ser uma particularidade do movimento uniformemente variado. Desta forma, trata-se de um movimento acelerado,sendo variável para cada ponto da superfície. Sendo assim, utilizando a teoria de queda livre de um objeto,foi possível calcular o tempo de reação humana. Para tal fim, foi utilizado instrumento para medir tais dimensões : a régua.
Introdução teórica: Como já foi dito no resumo a cima, o experimento “Tempo de queda” ressaltou elementos importantes da física, como a questão da aceleração gravitacional e o movimento de queda livre. Na qual, tal aceleração pode ser definida como o aumento gradativo da velocidade, a cada instante de tempo, que um corpo sofre caso se encontre em queda livre (liberado de um ponto mais alto, a partir do repouso v0), possuindo um valor algébrico de g = 9,780327, para uma dada altitude ao nível do mar. Alem disso, vale ressaltar que o conceito de centro de massa também foi requerido ao longo do experimento, sendo sua definição atuante quando a massa de um corpo, ou mesmo de vários corpos fosse concentrada em um único ponto.
Materiais:
Para a realização do experimento foi necessária a utilização de uma régua milimetrada e de dois colaboradores fixos, para que o teste fosse repetido em idênticas condições experimentais.
Procedimento experimental:
O experimento se iniciou quando a régua assegurada por uma pessoa A foi abandonada no ar, e logo em seguida recuperada pela outra(pessoa B). A variação do tempo decorrido para que ocorra a reação da segunda pessoa, é estabelecido por tal formula ·Sendo, “Yo” a distancia obtida de acordo