Câncer
1 Introdução 3
2 Desenvolvimento do tema 4
2.1 Definição 4
2.2 Causas 4
2.3 Tipos mais comuns entre homens e mulheres 4
2.3.1 Homens 4
2.3.2 Mulheres 5
2.4 Exames 5
2.4.1 Sigmoidoscopia flexível 5
2.4.2 Biopsia 5
2.4.3 Endoscopia 6
2.5 Sintomas 6
2.6 Tratamento 6
2.7 Prevenção 7
3. Conclusão 9
4. Bibliografia 10
1. INTRODUÇÃO
A pesquisa a seguir mostra, basicamente em quatro páginas, a definição, causas, tipos mais comuns entre homens e mulheres, exames, sintomas, tratamento e prevenções do câncer.
O objetivo principal da pesquisa é fazer com que nós possamos descobrir mais sobre as células, pois o câncer é o crescimento desordenado de células “malignas”.
2. DESENVOLVIMENTO DO TEMA
2.1
Definição
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas.
É importante salientar que, apesar de grave, dentre todas as doenças crônicas, o câncer é a doença que mais se pode prevenir e é a mais curável. Atualmente, metade dos pacientes com câncer obtém a cura.
2.2
Causas
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de