gravidez na adolescência
UNIARA
Relações Interpessoais na Sociedade Moderna e o papel da Psicologia Parte I
Mayara Alves da Costa
Relações interpessoais na Sociedade Moderna
Prof: Ana Cristina Alves Lima
Sumaré
2014
Gravidez na adolescência no Brasil. As mudanças nos papéis de gênero e na família contemporânea. Desafios para a prática psicológica e ou de cuidado em outras áreas profissionais diante da atualidade dos fatos.
Nas últimas décadas, a gravidez na adolescência vem crescendo cada vez mais em nosso país, esse fenômeno, traz consigo elementos perturbadores no desenvolvimento ideal para o jovem, conheço poucos casais que tiveram um filho na adolescência e estão juntos até hoje, foram morar juntos, trabalhar e assumir as responsabilidades de ter uma família, isso porque seus pais acolherão e os orientarão, deixando eles caminharem com suas próprias pernas e não intervindo na criação desse bebê.
Segundo a Unesco uma das causas da gravidez na adolescência é a resistência dos pais em falarem sobre sexualidade, esse fenômeno acontece em todas classes sociais mais a grande maioria dos casos são adolescentes de baixa renda, acredito que esta relacionado ao meio em que está inserido, lugares que frequentam, seu círculo de amizade, músicas, danças. A mídia acaba influenciando esses adolescentes a terem uma vida sexual ativa cedo, os prejuízos sociais são inevitáveis, a família no começo demora aceitar, por vergonha do que os outros vão fala, como essa criança será educada, que futuro terá, como tudo nessa vida é uma questão de tempo, a barriga vai crescendo, saber logo se é menina ou menino para poder fazer o exoval rosa ou azul, e o amor por essa criança também, situações do dia a dia fazem com que o preconceito e a rejeição fiquem de fora. Todo pai deseja que seu filho termine os estudos faça uma faculdade arrume um bom emprego e por último se case e tenha filhos, com