Gravidez na adolescencia
RESUMO
A vida sexual nas últimas décadas tem iniciado, na maioria das partes, na adolescência estando acoplado a este fenômeno o surgimento das Doenças Sexualmente Transmissíveis e a gravidez na adolescência.
Para Áries (1973) a gravidez na adolescência não é somente não é um marco na geração do século XXI, ou até mesmo da geração do final do século XX. Ela é mais antiga do que parece conforme a historicidade do fenômeno que a gravidez na adolescência nos apresenta.
A gravidez na adolescência acontece desde os primórdios da civilização. No início do século XVII, segundo Ariés (1981), brincadeiras com os órgãos genitais das crianças faziam parte do costume da época; as crianças presenciavam e até mesmo participavam de brincadeiras que na sociedade atual consideramos obscenas. No século XVIII, adolescentes entre 12 e 14 anos de idade já estavam se casando, constituindo família, adquirindo as mesmas responsabilidades de um adulto. Os casamentos eram “arranjados”; os pais negociavam os casamentos dos filhos. A função das meninas era cuidar dos filhos e dos afazeres de casa. Aos meninos era incumbida a função de manter a casa, as negociações, e não participavam do processo de educação dos filhos. Em uma sociedade patriarcal, as mulheres eram extremamente submissas ao marido.
Ainda para o autor (1973) no século XX, a maioridade civil passa de 12 para 16 anos para as mulheres e 14 para 18 anos para os homens, entretanto ainda neste século os casamentos eram negociados e aqueles que não queriam acatar as ordens dadas pelos pais, deveriam fugir. “A mulher começava a sua vida reprodutora próximo da puberdade dos 12 aos 13 anos e raras eram as que ultrapassavam a segunda década de vida em consequência de complicações advindas da gravidez e do parto. O mesmo ocorria na Idade Média, quando meninas mal saídas da infância, ao primeiro