gravidez na adolescencia
Adolescência deriva do latim adolescere, que significa “crescer”. Adolescência é o período da vida humana entre a puberdade e a virilidade; mocidade; juventude. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define adolescência como uma etapa que vai dos 10 aos 19 anos, e o Estatuto da Criança e Adolescência (ECA) a conceitua como a faixa etária de 12 a 18 anos. É uma transição entre a fase de criança e a adulta, sendo um período de transformação profunda no corpo, na mente e na forma de relacionamento social do indivíduo. O objetivo do estudo é identificar a visão de adolescentes grávidas e responsáveis sobre a gravidez na adolescência, considerada como um fenômeno social complexo.
A adolescência é uma fase da vida que passa por diversas modificações físicas, biológicas e psicológicas, as quais promovem alterações na personalidade e situação das condições de vida, por sair da fase infantil para a fase da adolescência. Ainda e de salientar, que a gravidez na adolescência constitui desafio para as políticas públicas e traz à tona questões relevantes sobre o problema, fornecendo aos adolescentes subsídios para viver sua sexualidade de forma plena e com planeamento de anticoncepção ou concepção, no contexto de promoção da saúde.
O objetivo geral deste estudo é identificar a visão de adolescentes grávidas e seus responsáveis sobre a gravidez na adolescência.
A gravidez transforma a vida de uma mulher em todos os aspectos pelas modificações hormonais, da aparência, do psicológico provocando alterações no comportamento, nas atitudes e decisões. Uma adolescente que passa por modificações da fase da vida e ainda enfrentar uma gravidez nesta fase, possivelmente ocorrerá implicações presentes e futuras neste contexto.
A gravidez na adolescência é uma situação de risco psicossocial que pode ser reconhecida como um problema para os jovens que iniciam uma família não intencionada. O problema afeta, especialmente, a biografia da juventude e sua possibilidade de