MARKETING 3.0
Laila CARVALHO
Matusalém PACHECO
Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI
RESUMO: Neste trabalho foi verificado em aspectos gerais o Marketing, em especial o Marketing 3.0, fase que o mundo vivencia. Foram abordados conceitos, aspectos históricos e as influências sobre a sociedade.
Palavras-chave: marketing; publicidade; evolução; empresas.
1 INTRODUÇÃO Este trabalho faz parte do plano de disciplina do curso de Gestão, empreendedorismo e. Foi feito um resumo, destacando e discursando os principais itens da palestra “Marketing 3.0” com o Adm. Esp. Wendel Carlos.
2 CONCEITO DE MARKETING
A existência humana está diretamente ligada ao consumo, para satisfazer tanto suas necessidades quanto seus desejos. As práticas de mercado de produtos destinado ao consumo humano passou, e passa, por evoluções a fim de acompanhar os padrões das mais variadas épocas. Com a Revolução Industrial, a produção em massa e a globalização, o mercado passou a ser mais exigente quanto aos produtos que consumia, e assim as empresas tiveram que acompanhar seus consumidores mais atentamente para ganhar mais mercado, sempre renovando suas estratégias mercadológicas, a partir de então surgiu o Marketing.
O marketing como conhecemos hoje é derivado de uma série de acontecimentos históricos, e como um processo advindo de quereres subjetivos, está em constante mudança.
Para definir marketing precisamos destacar a diferença entre marketing e publicidade, muitas vezes confundidos pelo senso comum. Segundo KOTLER (2000) e SILVA (1976), vejamos:
“Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através de criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”, KOTLER (2000).
“A publicidade é um grande meio de comunicação com a massa, pois não é possível fazer um anúncio adaptado a cada indivíduo da multidão consumidora. Logo, este anúncio tem de ser ajustado ao tipo médio que constitui o grupo consumidor