Marketing 3.0
Crescemento exponencialmente, criando novas formas e canais de comunicação, moldando a vida e, ao mesmo tempo, sendo moldadas por ela. Desde então o marketing vem mudando e seguindo essas tendências. Em um cenário com consumidores mais maduros e um mercado mais competitivo, as ações voltadas para boas causas se destacam.
Analisado que estamos adentrando uma nova era, a era da conscientização, onde as pessoas assumem a importância de quem são e também tem em consideração a responsabilidade de seus atos, passando a filtrar tudo que é bom e ruim para si e para o mundo. Empresas e pessoas estão utilizando a web e as redes sociais em prol de boas causas, por ser um mecanismo global e de grande alcance.
1. – Conceitos de Marketing
Podemos entender como os processos de gerenciamento das relações de troca entre empresas, clientes, fornecedores, intermediários e outros públicos. Marketing é uma forma de fazer negócios. É aproveitar o conhecimento do cliente para a elaboração de um produto e desenvolver um processo de integração. O Marketing cria mercados num processo que gera relacionamentos, vínculos. Beneficiando todos os elementos que interagem na troca. É uma arte, onde um conjunto de técnicas que são usadas de acordo com a competência dos usuários, permite que as trocas sejam feitas da melhor forma.
2. - Evolução do Marketing 1.0 para o Marketing 3.0
O marketing deixou de ser apenas centrado no produto, evidenciando somente os aspectos tangíveis – o que é denominado Marketing 1.0 - e passou a ser centrado no consumidor e em suas satisfações também emocionais – o chamado Marketing 2.0. Hoje, vemos o marketing transformando-se mais uma vez, em resposta à nova dinâmica do meio. Vemos as empresas expandindo seu foco dos produtos para os consumidores, e para as questões humanas. Marketing 3.0 é a fase na qual as empresas mudam da abordagem centrada no consumidor para a abordagem centrada no ser humano, e na qual a lucratividade tem como contrapeso a