Câncer
O câncer pode ser caracterizado como uma doença de múltiplos estágios que transformam uma célula normal em câncer. É possível descrever três estágios principais: iniciação, promoção e progressão. Na iniciação verificam-se mutações devido a exposição a carcinógenos, como compostos químicos, radiações X ou ultravioleta ou a vírus que alteram de modo irreversível a composição ou estrutura básica do componente nuclear do DNA. Na promoção o câncer envolve a alteração da expressão do gene, a expansão clonal seletiva e a proliferação das células que sofrearam iniciação. A progressão é caracterizada por alterações moleculares adicionais, um aumento da massa tumoral primária, desprendimento de células dessa massa entre outras ocorrências.
As melhores medidas no combate ao câncer ainda são a prevenção e a detecção precoce."
A quimioprevenção é o uso de substâncias sintéticas ou naturais para reduzir o risco de câncer. Inúmeros estudos tem sido feito em busca desses agentes, já apresentando drogas promissoras, como o uso do tamoxifeno para reduzir o risco de câncer de mama em mulheres de alto risco, os inibidores da COX-2 (anti-inflamatórios seletivos) para reduzir o risco de câncer de intestino e a finasterida para reduzir o risco de câncer de próstata. Outras medidas já bem estabelecidas incluem a vacinação para o vírus da hepatite B (para prevenção de câncer hepático) e o tratamento da infecção pelo Helicobacter pylori (bactéria cuja infecção aumenta o risco de câncer de estômago).
Testes genéticos para pessoas de alto risco, com conseqüente aumento da vigilância ou cirurgia profilática para os testes positivos, já são disponíveis para certos tipos de câncer, incluindo câncer de mama e de intestino.