Câncer de rim
Como os rins encontram-se numa região pouco aparente do abdômen (chamada de retroperitôneo), seus sintomas demoram a surgir na fase inicial e o desenvolvimento da doença é lento. Grande parte dos tumores renais (de 40% a 60%) são descobertos incidentalmente através de exames solicitados para analisar outros problemas - como dor nas costas e na região abdominal. Apenas 10% dos pacientes apresentam os sintomas comuns ao câncer de rim quando se tem um desenvolvimento tumoral aparente: dor nas costas, sangramento na urina e palpação do tumor no abdômen.
Ao realizar o diagnóstico, cerca de 1/3 dos pacientes já apresentam metástases que afetam órgãos à distância como pulmões, ossos, fígado e outros. Em outros números, cerca de 54% dos tumores renais estão ligados ao rim, 20% apresentam um avanço localizado e 25% apresentam metástases da doença.
Indivíduos entre 50 e 70 anos de idade são considerados um grupo de risco para o desenvolvimento de um câncer de rim. O tumor renal representa de 2 a 3% de todas as neoplasias malignas no mundo.
Tipos de tumores renais:
Carcinoma Renal de Células Claras (70 a 90% dos casos)
Também conhecido como RCC (Renal Cel. Carcinoma) é o tipo de câncer mais comum originado geralmente no tubo responsável por filtrar as impurezas do sangue.
Carcinoma Papilar (10 a 15% dos casos)
O segundo tipo de tumor mais comum relacionado ao rim, é pequeno e pouco palpável. Tem a possibilidade de bloquear a urina, obstrução das vias urinárias e causar dor.
Carcinoma Renal Cromófobo ( 4 a 5% dos casos)
São células cancerígenas que levam esse nome por não aparecer nos exames sem cor alguma, apenas reagindo a corantes em azul escuro ou roxo.
Ductos Coletores (1%)
É tipo de câncer raro que se origina em uma das estruturas do rim, chamado Tubo de Bellini.
Sarcomatóides (1%)
Trata-se de um tumor também raro, mas agressivo, com características bem similares as do Carcinoma Renal de Células Claras.
Formas de prevenção:
•