Neoplasia Rim
Epidemiologia e fatores de risco:
Estima-se que, no Brasil, a incidência anual do câncer do rim seja de um caso para cada 10.000 habitantes.
O carcinoma de células claras costuma surgir em indivíduos acima dos 50 anos de idade, sendo a média de idade no momento do diagnóstico ao redor dos 64 anos. Este tipo de neoplasia é infreqüente em pessoas com menos de 40 anos. Homens possuem 50% mais riscos de desenvolverem esse tipo de tumor.
Atualmente, no momento do diagnóstico, cerca de 55% dos pacientes apresentam o tumor restrito ao rim, 20% já têm sinais de invasão regional, geralmente de linfonodos ao redor do rim, e 25% já estão em estado avançado, apresentando metástases para outros órgãos, como fígado, pulmão ou ossos.
O câncer renal é mais freqüente nos homens do que nas mulheres e ocorre com maior freqüência entre a sexta e sétima década de vida, com média de idade de 64 anos. Sua incidência vem aumentada nos últimos anos. Nos Estados Unidos ocorrem cerca de 64.000 novos casos a cada ano. Atualmente a maioria dos pacientes se apresenta com a doença confinada no rim, o que oferece maior possibilidade de cura.
Os principais fatores que aumentam o risco de desenvolvimento de câncer renal são:
Obesidade;
Tabagismo;
Hipertensão arterial sistêmica;
Doença renal cística adquirida à cistos renais múltiplos que ocorrem em 35 a 50% dos pacientes submetidos a tratamento dialítico crônico;
Uso prolongado de analgésicos não esteróides;
Exposição ocupacional a agentes como asbesto, cádmio e derivados do petróleo;
Infecção crônica pelo vírus da hepatite C.
A maioria dos tumores ocorre esporadicamente na população, porém existem algumas síndromes genéticas associadas a um maior risco de tumor renal, como por exemplo, a doença de Von Hippel Lindau, a esclerose tuberosa e o carcinoma papilar renal hereditário.
Tipos de tumores renais
O câncer de rim pode se distribuir em cinco tipos principais de neoplasias:
Carcinoma Renal de Células Claras (70 a