BIOLOGIA
CURSO DE MEDICINA
DISCIPLINA DE PATOLOGIA I E II
ÍNDICE:
O Rim Normal 3
Anormalidades Congênitas 4
Cistos Renais Adquiridos 8
Doenças do Aparelho Nefro-Urinário 9
Doenças Glomerulares 14
Doenças que cursam com S. Nefrótica e S. Nefrítica 17
O Rim em Doenças Sistêmicas 18
Distúrbios da Circulação e Doenças Vasculares 19
Urolitíase 22
Doenças Tubulares 23
Nefrites Intersticiais 24
Infecção Urinária 24
Cistites 26
Neoplasias 27
Referências Bibliográficas 32
O Rim Normal
Os rins são órgãos em número par, que estão localizados na área retroperitoneal, imediatamente abaixo do diafragma. Eles usualmente recebem uma artéria renal principal cada, que é um ramo importante da aorta. A artéria renal bifurca-se em um ramo anterior e outro posterior antes de penetrar no rim, e ramificam-se sucessivamente em ramos segmentares, interlobares, arqueados e interlobulares. As arteríolas aferentes suprem o tufo de capilares glomerulares, e a arteríola eferente dá origem aos capilares peritubulares. A drenagem venosa segue o suprimento arterial. Apresenta pouca circulação colateral, ficando bastante susceptível a infartos freqüentes.
A unidade funcional é o néfron, que consiste de um glomérulo e seu sistema tubular associado, incluindo túbulos proximais, alça de Henle, e túbulos distais. Os ductos coletores drenam um ou mais néfrons em ductos sucessivamente maiores, que desembocam no sistema caliceal a nível de papila. A partir da papila, a pelve renal drena para o ureter, então para a bexiga urinária e finalmente à uretra, que completa o trato urinário.
O rim de um adulto pesa aproximadamente 150 a 200g e tem a forma de feijão ou oval. Medindo aproximadamente 11 x 5 x 5 cm, 1/3 da largura do parênquima é córtex, 2/3 é medula, e o resto é pelve. Os rins filtram 1700 litros de sangue por dia, produzindo aproximadamente. 1 litro de urina, desempenhando várias