Vigas Biapoiadas
Consiste de uma viga apoiada em dois apoios articulados, sendo um fixo e o outro móvel.
No sistema de vigas biapoiadas com vínculos de 1ª e 2ª ordens, os esforços de flexão produzidos pelas cargas verticais sobre a viga são absorvidos apenas por ela. Os esforços devidos a uma força horizontal aplicada no topo do pilar são absorvidos apenas por ele; esses esforços são transmitidos integralmente para as fundações, e assim por diante.
Sistema de vigas biapoiadas
Tratando-se os apoios de:
1- Apoio Articulado Móvel (Apoio Simples)
Este tipo de apoio restringe apenas uma translação, e a reação tem direção perpendicular ao plano de rolamento.
2- Apoio Articulado Fixo (Articulação)
Este tipo de apoio impede as duas translações no plano, e a direção da reação R é indeterminada, sendo comum a utilização de duas componentes, horizontal e vertical.
Cálculo de Momento Fletor e Força Cortante em uma viga biapoiada submetida a uma carga concentrada
Para o cálculo, usaremos uma viga biapoiada de comprimento L, submetida a uma carga P, distante a e b dos apoios.
Diagrama de Corpo Livre
O primeiro passo é o cálculo das reações de apoio Ra e Rb, que são obtidos através do somatório dos momentos iguais a zero (corpo em equilíbrio) nos pontos A e B.
Ra = P. b / L
Rb = P. a / L Para determinarmos, por exemplo, as forças internas em um ponto genérico C, uma maneira simples é primeiro desenharmos o diagrama de corpo livre da parte a ser estudada.
Diagrama de Corpo Livre (Esquerda do ponto C)
Diagrama de Corpo Livre (Direita do ponto C)
Cálculo da força cortante em C. Com as reações já calculadas e analisando a figura, podemos facilmente encontrar o valor da força cortante no ponto C, através do somatório das forças verticais. Como o ponto C, considerado para o cálculo dos esforços é exatamente o ponto de aplicação de uma força concentrada, teremos dois valores diferentes de força cortante, um a