O ERRO NA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
A fim de apresentar prática de sucesso na superação/compreensão do erro que o aluno quanto acomoda a escrita a autora toma como base a teoria vigotskiana e alguns interlocutores que leva em consideração que a educação está ligada a interação através da linguagem, num processo de dialogo.
Na área na psicologia da educação Piaget é a principal referencia, mas as teorias de Vigotski trazem mais alternativas em relação a escola e o professor intervindo na formação pedagógica do aluno, já que Piaget não é um autor que se preocupa diretamente com a educação, ressaltando que o desenvolvimento não depende da aprendizagem.
Vigotski atrai os educadores por se tratar e um autor que fala da escola, do professor e valoriza a ação pedagógica e a intervenção o papel do educador na formação do sujeito que passa na escola. Desenhar e brincar devem ser estágios preparatórios para o desenvolvimento da linguagem escrita das crianças, os educadores devem organizar todas essas ações e o complexo processo de transição de um tipo de linguagem para outra, acompanhando ate o ponto crítico, o ponto da descoberta onde a criança descobre que pode desenhar não somente obetos, mas também a fala.
ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
Um aspecto importante da teoria de Vigotski com relação ao desenvolvimento e a ideia de que o desenvolvimento deve ser olhado de uma maneira prospectiva e não retrospectiva, ou seja, deva ser olhada para frente, para aquilo que ainda não aconteceu, pois normalmente se olha o que a criança aprendeu as funções que ela já sabe fazer sozinha. Para Vigotski, aquilo que está em processo, que ainda não aconteceu é onde deve acontecer a intervenção pedagógica.
A ZDP é explicada através de dois conceitos, que são o nível de desenvolvimento real que é o nível de desenvolvimento no qual a criança já chegou, com um olhar retrospectivo, sendo aquilo que ela já tem. Seu outro conceito está o nível de desenvolvimento