vigas isostaticas
Curso de Engenharia Civil
Vigas Isostáticas
As vigas são estruturas compostas por barras
(elementos unidimensionais) interconectadas por nós, rígidos ou articulados, em que todos os elementos tem a mesma direção. As vigas são modelos planos, uma vez que a estrutura e o carregamento aplicado pertencem a um único plano.
As vigas podem ser classificados como simples ou compostos. Nas vigas simples todos os nós são rígidos.
Nas vigas compostas os nós podem ser rígidos ou articulados. As vigas compostas são também denominados de vigas Gerber e podem ser consideradas como uma associação de duas ou mais vigas simples
A teoria de viga constitui a base do aprendizado do comportamento das estruturas sendo, portanto, a primeira a ser estudada. Os conceitos básicos aqui aprendidos se aplicam, em geral às demais estruturas.
Os nomes das vigas simples são: viga biapoiada viga biapoiada em balanço viga engastada e livre e estão associadas ao tipo de apoio nelas introduzidas.
Uma vez determinadas as reações de apoio, os conceitos utilizados para traçado dos diagramas e determinação das funções que expressam os esforços internos são absolutamente genéricos e se aplicam indistintamente a todos os tipos de vigas.
Vigas biapoiadas
Vigas Biapoiadas em balanço
Determinação dos
Esforços
Solicitantes
Vigas engastadas e livres Vigas Biapoiadas
Vigas Biapoiadas
As vigas biapoiadas são estruturas planas, capazes de serem definidas através de um único elemento. Nela, portanto, o eixo local coincide com o eixo global.
É conveniente que o estudo do comportamento interno das estruturas se inicie através das vigas, pois embora sejam elementos estruturais simples, os fundamentos teóricos aqui estudados são aplicados às demais estruturas reticulares.
A partir de agora veremos o efeitos dos esforços internos para cada tipo de carregamento.
Vigas
Biapoiadas
Força concetrada
Seja