Cálculo
De
Tensão
Regulada
(Para Leigos)
ALUNOS
Julio
&
Guilherme
Universidade Federal de Santa Catarina
Engenharia Elétrica: 01-202A
Eletricidade Básica: EEL-7011
Introdução
O relatório a seguir visa a montagem de uma fonte de tensão regulada, conforme o roteiro da experiência 8. Antes de mais nada, devemos saber que a fonte de tensão regulada nada mais é do que um circuito que retifica, filtra, e regula a corrente alternada, transformando-a em contínua. Para isso, precisaremos dos conceitos: de resistores, capacitores, diodos e reguladores; e do funcionamento de osciloscópios e de transformadores.
O motivo de tal circuito é que, dependendo da aplicação, a corrente contínua é mais vantajosa do que a alternada, mas toda energia gerada em grandes usinas de energia é gerada como corrente alternada. Para isso, e para outros motivos também, foram desenvolvidos circuitos que transformassem a corrente alternada em corrente contínua, como o circuito que explicaremos a seguir.
Materiais Utilizados
Resistor: Resistor é um dispositivo elétrico que transforma energia elétrica em energia térmica por efeito joule, e causa uma queda de tensão no circuito. Muitas vezes utilizado para limitar a corrente do circuito, para que não ocorra um curto-circuito.
Capacitor: Capacitor é um dispositivo elétrico que armazena carga elétrica. Diferentemente de pilhas, que armazenam componentes químicos que reagem e produzem uma diferença de potencial, ele armazena A CARGA ELÉTRICA, através de dois condutores elétricos próximos, mas separados por material isolante, e uma diferença de potencial entre os dois condutores.
Diodo: Diodo é um dispositivo elétrico que permite a passagem de corrente em apenas um sentido. Na verdade, ele facilita a passagem de corrente por um lado e a dificulta pelo outro lado. Para isso, usa-se, entre outros componentes, um gás, que quando a tensão atinge um ponto, há