Custos
[pic]
[pic]
[pic]
CONCEITO DE ECONOMIA
Economia deriva do Grego OIKONOMÍA (de oíkos, Casa; nómos, Lei), Administração de uma casa, ou de um estado.
Economia – é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de um modo a distribuí-lo entre varias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Lei da Escassez
Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção (mão-de-obra, terra, matérias-primas, dentre outros) são limitados, por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam (pelo crescimento populacional e do contínuo desejo de elevação do padrão de vida).
Essa e a questão central do Estudo de Economia: como alocar recursos produtivos escassos (limitados), de forma a atender o máximo das necessidades humanas. O objetivo do estudo da Ciência Econômica é analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.
OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS.
1 – O QUÊ E QUANTO PRODUZIR: A escassez de recursos de produção, e um leque de possibilidades de produção a sociedade terá de escolher quais produtos produzir e a quantidade fabricada.
2 – COMO PRODUZIR: Escolher quais recursos de produção será utilizado dado o nível tecnológico existente para que tenha o menor custo de produção existente.
3 – PARA QUEM PRODUZIR: decidir como seus membros participarão da distribuição de resultados de sua produção. Não dependerá da oferta e da demanda dependerá também do salário, da renda da terra, etc.
NOÇÕES DE MICROECONOMIA
Conceito de Microeconomia (Teoria de formação de preço):
A microeconomia trata do comportamento das unidades econômicas individuais. A microeconomia, que tem por objetivo as ações econômicas aborda os consumidores,