Custos da qualidade
BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
1. INTRODUÇÃO
2. PONTOS RELEVANTES
3. CONCLUSÃO
4. ANÁLISE CRÍTICA
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
1. INTRODUÇÃO
Nos dia de hoje é percebido cada vez mais a exigência da qualidade nos produtos e serviços de qualquer natureza, sendo imprescindível e fator decisivo na aquisição de bens e serviços para sociedade moderna.
Essa percepção dos consumidores levam as empresas a confrontarem com o dilema: “Como oferecer mais qualidade sem aumentos significativos de custos”, ou seja, como melhorar a qualidade sem que tenha despender mais do seu rendimento.
Desta forma entende-se que existe uma relação entre qualidade e custos, bem como a importância desse controle dos custos da qualidade em ambientes competitivos.
Neste trabalho abordaremos um pouco sobre os custos da qualidade, discutido pela primeira vez por Juran em 1951. Os custos da qualidade surgiram a partir da observação do controle da qualidade com a intenção de oferecer suporte às ações de melhorias e como forma de medir a qualidade das empresas.
2. PONTOS RELEVANTES
Determina-se que custo é o sacrifício financeiro que a entidade arca no momento da utilização dos fatores de produção para a realização de um bem ou serviço (gastos) e que a qualidade é uma ferramenta que permite combater desordens dos sistemas e ineficiências no processo, permitindo desta forma reduzir os custos de forma controlada e delineada.
Custo da qualidade é a soma dos custos envolvidos no processo para se atingir os padrões de qualidade pré-estabelecidos no projeto do produto ou serviço. É um sistema utilizado para identificação e quantificação dos componentes envolvidos na produção com a tentativa de reduzir ao mínimo o custo total da produção.
O custo da qualidade pode ser dividido basicamente em 4