Comparações entre compostos iônicos e covalentes
Experimental
Duque de Caxias - 2012 | Curso: Química | Valor do Relatório: 10,0 Pontos | Disciplina: Físico-Química Experimental | Data do Experimento: 03/09/2012 |
Experimento Nº 03: Comparação entre compostos iônicos e covalentes
1) Objetivo
Comparar algumas características tais como ponto de fusão, solubilidade, miscibilidade e condutividade, entre compostos iônicos e covalentes. 2) Fundamento Teórico
Os compostos são classificados em compostos iônicos e compostos moleculares.
Os compostos iônicos são aqueles que possuem uma ou mais ligações iônicas, mesmo que apresente várias ligações covalentes.
Na ligação iônica, as forças de atração são consequência da transferência completa de um ou mais elétrons de um átomo para outro sendo que um deles adquire carga positiva e o outro, negativa, surgindo às forças responsáveis pela ligação. A maioria dos compostos iônicos é sólida, nas temperaturas e pressão ambientes, porque a força de atração elétrica mantém os cátions e os ânions firmemente ligados uns aos outros.
Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos. A menor partícula deste composto denomina-se molécula.
Na ligação covalente a transferência de elétrons nunca é completa, pois estes são compartilhados e neste caso a força de atração entre o par de elétrons (carga negativa) e o núcleo (carga positiva) é o que mantêm os átomos unidos.
Polaridade
A polaridade de uma molécula está diretamente vinculada à polaridade das ligações entre seus átomos constituintes e também a sua geometria. A molécula polar é uma molécula com momento de dipolo diferente de zero enquanto uma molécula não-polar ou apolar tem momento dipolo elétrico igual a zero. Cada ligação de uma molécula poliatômica pode ser polar, mas a molécula como um todo pode ser não-polar ou apolar se os dipolos das ligações individuais se cancelarem.
Experimentalmente, quando uma molécula